Segunda-feira, 9 de Abril de 2007

Dinheiro...

"... Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão..."

Já costumava dizer o povo deste país, possuidor de uma sabedoria empírica notável, que o ‘dinheiro faz subir o malheiro'. Ou seja, o dinheiro anima as coisas.

Por mais que o não queiramos, temos de admitir que é verdade que existem demasiadas referências ao poder do dinheiro, praticamente desde o início dos tempos.

Por alguns trocos, mata-se, mente-se, trai-se, acusa-se, manipula-se, chantageia-se, 'faz-se 30 por 1 linha'.


Só a título de memória, Jesus foi 'vendido' por 30 moedas de prata... que depois forma entregues de volta e com esse dinheiro compraram o terreno onde o traidor de Jesus se enforcou...


"... O Dinheiro responde por tudo..." (Eclesiastes 10: 19), é uma frase muito emblemática do poder que tem. Alguém sábio também costumava dizer que o 'dinheiro toma a cor do nosso coração'. E é verdade.


O problema não está nem nunca esteve no dinheiro, mas sim na importância desmesurada que o homem atribui ao dinheiro e à riqueza. O poder e a 'glória' que o dinheiro, a riqueza e a fama acarretam ao homem, fá-lo perder o contacto com a realidade.


Mas não é a riqueza e o dinheiro que corrompem o coração do homem. O homem já é corrompido por natureza e o dinheiro é apenas o combustível que alimenta essa corrupção no coração do homem.


E não tem mal nenhum ter riqueza, ser abastado. Tem mal é se isso consome o homem, ou no intento de poupar ou gastar sem olhar a meios...


Hoje em dia por dinheiro tudo se faz. Despe-se, veste-se, vende-se, compra-se, mata-se, despede-se, trai-se, desfaz-se, rouba-se, tudo pelo 'vil metal' (já chamado assim por Camões), tudo por uma glória efémera e ingrata, que depois de cessar a combustão, consome o que ainda sobrou da vida, coração, orgulho e honra.


Sejam milhões, sejam tostões, tudo serve para motivar a agir, de preferência contra tudo o que a riqueza genuína significa...


"...O Amor ao dinheiro é a raiz de todos os males..." (I Timóteo 6: 10)

Hoje estou: Abastado? É pois!
Tags Silenciosas...:

publicado por Jv às 09:00
link do post | favorito
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Setembro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


O Grande silêncio...

rbobson@sapo.pt

Tags Silenciosas...

todas as tags

Silêncios arquivados

Pesquisa neste silêncio

 

links Silenciosos

subscrever feeds